ENSINO MÉDIO

VOCÊ NO NOVO ENSINO MÉDIO E DENTRO DA UNIVERSIDADE!

No Ensino Médio, é hora de consolidar o conhecimento adquirido e preparar-se para uma nova jornada, dando continuidade ao processo de desenvolvimento de uma formação crítica, ética e consciente para atuar como cidadão capaz de enfrentar os desafios da sociedade.

Com a reforma do Ensino Médio, surge o Novo Ensino médio, como previsto pela Lei de Diretrizes e Bases (alterada pela Lei nº.13.415/2017) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). O currículo do Novo Ensino Médio será composto por duas partes:

 

FORMAÇÃO BÁSICA

A Formação Geral Básica é composta por competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – articuladas como um todo indissociável e enriquecida pelos contextos histórico, econômico, social, ambiental e cultural locais tanto do mundo do trabalho quanto da prática social – e organizada por áreas de conhecimento.

 

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os alunos poderão escolher no Ensino Médio.

COMPETÊNCIAS GERAIS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Por meio da orientação por competências, o aluno é convidado a deixar sua posição inerte na rotina da sala de aula para - muito além de apenas compreender conceitos - propor e testar soluções em situações verdadeiras, conectadas à sua realidade local. O estudante também é motivado a interagir, assumindo um papel mais participativo na sociedade, de forma que ele seja capaz de construir e expor argumentos, expressando seus princípios e valores.

Os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes. Eles conectam experiências educavas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação integral. Conheça a seguir cada um dos eixos estruturantes dos itinerários formativos do Ensino Médio:

1. INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Esse eixo estruturante dá ênfase em ampliar a capacidade de investigação e compreensão do estudante, ao aplicar o conhecimento sistematizado através de práticas e produções cientificas.

2. PROCESSOS CRIATIVOS

Nesse eixo estruturante, os alunos são envolvidos na elaboração de projetos com foco na criatividade, que incluem a utilização de diferentes manifestações linguísticas, culturais e científicas.

3. MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO CULTURAL

Nesse contexto, a ideia é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para promoverem transformações positivas na comunidade a partir do contato com projetos de mobilização e intervenções culturais e ambientais.

4. EMPREENDEDORISMO

Esse eixo prevê estimular os alunos a criarem projetos pessoais a partir da identificação de desafios a serem vencidos, o planejamento de testes e o aprimoramento da ideia inicial. O aluno passa a identificar aspirações pessoais que gostaria de transformar em um empreendimento, além de enfrentar desafios em relação às próprias capacidades e à receptividade do mundo externo.

O Colégio Davina Gasparini é parte do mundo Google for Education!
Todos os alunos possuem um e-mail institucional, através do qual têm acesso à plataforma GOOGLE, um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos.
Através do Google Classroom - sala de aula virtual do Google - os alunos têm acesso aos conteúdos das aulas híbridas, atividades, revisões e provas, mediado pelo professor responsável de cada disciplina.

RECURSOS DIGITAIS

Recursos digitais e práticas inovadoras  tornam-se grandes aliados quando inseridos de forma contextualizada, por isso todas as nossas salas de aula são equipadas com sistema multimídia e mesa digitalizadora, possibilitando aulas híbridas e dinâmicas, além de chromebooks disponíveis para aplicação de provas e desenvolvimento de atividades.

ENSINO HÍBRIDO E EAD

Com a ampliação de oportunidades para o ensino remoto e com o novo contexto escolar que emergiu em 2020, o estudo híbrido traz-nos novas possibilidades, mesclando aulas on-line e presenciais. O EAD também fará parte do nosso dia a dia, além de complementar as atividades dadas em aula, uma parte do nosso currículo será executado on-line

SISTEMA DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO 

O currículo da Educação Infantil ao Ensino Médio é fundamentado no material didático do Sistema de Ensino Objetivo. 
O apostilado oferece uma programação com a finalidade de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos estudantes, além da socialização e do pensamento crítico e criativo. 
Além do apostIlado, os alunos contam com cadernos de atividades e todo o material didático Objetivo disponível em plataforma online, além de vídeo aulas explicativas de todos os conteúdos abordados.

PLATAFORMA OBJETIVO

Nossa parceria  com o sistema de ensino OBJETIVO, permite que os alunos tenham acesso à plataforma on-line OBJETIVO, onde os estudantes contam com todo o apostilado disponível em formato digital, além de vídeos  aulas explicativas de todos os conteúdos abordados, exercícios e simulados.

AULAS DE REFORÇO ESCOLAR

As aulas de reforço escolar tem o intuito de reforçar o conteúdo escolar diante do período em que se fez necessário ministrar as aulas exclusivamente de modo on-line.
Ao longo do ano letivo serão disponibilizadas aulas de reforço das principais matérias da grade curricular. O reforço escolar será uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor o conteúdo ministrado on-line e assim ajudá-lo a sanar quaisquer dúvidas.

LÍNGUA INGLESA

No Ensino Médio, os alunos utilizam a coleção da editora Cambridge University Press. Um curso vibrante, projetado para envolver os alunos adolescentes e fazê-los pensar. Além de desenvolver as habilidades linguísticas, desenvolve as habilidades de raciocínio, incentivando-os a refletir sobre valores e construir sua autoconfiança na língua Inglesa.

LÍNGUA ESPANHOLA

O contato com a Língua Espanhola tem início nos primeiros anos do Ensino Fundamental e a partir do Ensino Médio utilizamos o material da Editora Moderna, que apresenta uma proposta de aprendizado com foco na compreensão de leitura e produção escrita através de temas transversais.

FOCO NO ENEM E VESTIBULARES

  • OFICINA DE REDAÇÃO

  • OFICINA ENEM

  • CAFÉ LITERÁRIO

  • SIMULADOS PRÉ-VESTIBULAR E ‘‘FUVESTÃO’’

  • TUTORIA DE ESTUDOS

  • PLANTÕES DE DÚVIDAS

PROJETOS PEDAGÓGICOS DIFERENCIADOS

Os projetos pedagógicos propostos pelo colégio têm como objetivo enriquecer os conteúdos desenvolvidos em sala, trabalhar valores, desenvolver habilidades, competências, talentos e vocações, privilegiando a participação ativa dos alunos.

  • ALUNO TUTOR GOOGLE

  • OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

  • ESTUDO DO MEIO

  • GINCANAS - MATEMÁTICA, HISTÓRIA , PORTUGUÊS E GEOGRAFIA

  • TESTE VOCACIONAL

  • CAFÉ FILOSÓFICO

  • FEIRA CULTURAL

  • FADA - Festival Artístico do Davina

  • RODAS DE CONVERSA COM OS PAIS

Horário de aula

Ensino Médio

Período matutino             7h às 13h10

Todos os direitos reservados © COLÉGIO DAVINA GASPARINI