EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

Material didático

Projetos pedagógicos diferenciados

Psicomotricidade

EMPREENDEDORISMO E PROJETO DE VIDA

    A partir de 2020, o Colégio Davina Gasparini adotará o projeto ‘’Empreendedorismo e Projeto de Vida’’, idealizado e criado pelo Psicoterapeuta e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano, Leo Fraiman. O projeto entrará na grade curricular do 1º Ano Fundamental ao 3º Ano Médio, e contará com uma aula semanal.

    Conheça um pouco mais sobre este projeto!

O CRIADOR DA METODOLOGIA OPEE - Leo Fraiman

    Leo Fraiman é o criador da Metodologia OPEE, que deu origem ao que é hoje a OPEE Educação. Há mais de uma década, ele idealizou um trabalho pioneiro de educação com foco na construção de projetos de vida, sustentado em eixos fundamentais para a formação humana, como o autoconhecimento, a inteligência emocional e a atitude empreendedora.

    Essas habilidades se somam, em sua obra, a repertórios para a educação financeira com foco na sustentabilidade, conhecimento amplo das carreiras, dos processos seletivos e do mercado de trabalho, e métodos de estudo para o exercício da disciplina e valorização ampla do conhecimento como chave para o sucesso pessoal e coletivo. Tudo isso permeado por valores humanos, fundamentais para qualquer formação.

    Psicoterapeuta especialista em Psicologia Educacional e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), Leo Fraiman é Master Pratictioner pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), professor e orientador profissional. Lecionou tanto em colégios como em universidades.

    É autor de mais de 20 livros educacionais, entre os quais se destaca a criação da Metodologia OPEE. Por ações ligadas ao empreendedorismo na educação, ganhou o Prêmio Shift Agentes Transformadores de 2015.

    Consultor empresarial e coach em programas de desenvolvimento humano para estagiários, trainees e gestores, é colunista do portal de notícias UOL Educação e da rádio Jovem Pan.

    Palestrante internacional, já ministrou cursos e conferências na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Cabo Verde, Portugal, entre outros países. Há anos participa como convidado em programas nas principais emissoras televisivas do país, além de colaborar com matérias e artigos em revistas, jornais e websites. É integrante do Conselho Mundial de Educação para a Autonomia da Danone, em Paris.

ENSINO FUNDAMENTAL I

    Nessa fase, o aprendizado de valores, expressão de sentimentos e habilidades de convivência é muito importante, pois auxilia no entendimento de que somos todos iguais como seres humanos. 
    É o momento de conhecer as profissões e entender que todas são importantes e interligadas no mercado de trabalho, trabalhar a responsabilidade e as habilidades para uma atitude empreendedora. 
    Aprendem também a agir de maneira sustentável com o planeta e as pessoas ao seu redor. O trabalho com educação financeira promove a percepção das diferenças entre desejo e necessidade, poupar e economizar, favorecendo o bom uso dos recursos financeiros.

ENSINO FUNDAMENTAL II

    Os temas autoconhecimento e inteligência emocional são abordados a fim de favorecer a percepção de si mesmo, impactando na qualidade das escolhas que toma para si e para aqueles com quem convive. É o momento de buscar estratégias para lidar com as adversidades e alcançar a superação e a resiliência.
    Quanto às escolhas profissionais, ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho, são trabalhadas habilidades e competências, incentivando a construção de uma atitude responsável, proativa e motivadora perante o futuro. Trabalha-se a importância de aliar o coração e a razão nas escolhas.
    A temática da educação financeira engloba noções sobre maturidade financeira, compreensão da vida financeira familiar e orientações para um consumo consciente.
  Todo esse conjunto propicia a oportunidade de que, no futuro, sejam feitas escolhas mais assertivas para um projeto de vida verdadeiramente livre e seguro. 

Veja os conteúdos abordados em cada série:

6º Ano Fundamental

7º Ano Fundamental

8º Ano Fundamental

9º Ano Fundamental

ENSINO MÉDIO

    No Ensino Médio, o jovem precisa lidar com uma nova rotina, e o foco deve estar voltado para o amadurecimento emocional e cognitivo e a preparação para o vestibular e ingresso no mercado de trabalho. Trabalhamos o autoconhecimento e os processos de tomada de decisão, despertando o respeito por si mesmo e pelo mundo em que vive.
    Para favorecer a escolha profissional consciente, são disponibilizadas informações, orientações e atividades direcionadas. Elaboração de currículo, reflexão sobre mercado de trabalho, simulação de entrevistas incrementam sua empregabilidade e atitude empreendedora, como exercícios de comunicação.
    Os conteúdos de educação financeira buscam o fortalecimento de uma atitude consciente, criativa e responsável diante da vida. 
A intenção não é formarmos os melhores jovens do mundo, mas sim os melhores jovens para o mundo!

Veja os conteúdos abordados em cada série:

1º Ano Médio

2º Ano Médio

3º Ano Médio

Todos os direitos reservados © COLÉGIO DAVINA GASPARINI