PERÍODO INTEGRAL

O período integral é organizado de forma que a jornada estendida se torne acolhedora, divertida e motivadora, proporcionando momentos de convivência e aprendizado para os alunos. Nele, são desenvolvidos projetos adequados para as diferentes faixas etárias.

O colégio possui um refeitório onde é servido o almoço, e conta com um cardápio balanceado elaborado pela nossa nutricionista.

 

Maternal I e II

Os alunos do Maternal I e II que optam pelo período integral, permanecem com a mesma professora do horário regular, a fim de proporcionar um ambiente acolhedor e de confiança para os alunos.

Jardim I ao 1ºAno

Os alunos do Jardim I ao 1º Ano do Ensino Fundamental contam com uma professora exclusiva para o período integral, capacitada em lidar com as diferentes idades e necessidades das crianças.

Para 2020, os alunos trabalharão ao longo do ano letivo o projeto Sensibilidade e conhecimento através da música, utilizando a obra Canteiro: músicas para brincar, de Margareth Darezzo. A obra traz canções que tratam de temas importantes, como aceitação das diferenças e preservação da natureza, além de brincadeiras e exercícios de sensibilização musical.

Horário de aula

Educação Infantil 

Período matutino           8h às 12h
Período vespertino      13h às 17h
Período integral              8h às 17h

*tolerância                         7h às 18h30

1º Ano Fundamental

Período matutino           7h20 às 12h15
Período vespertino      13h15 às 18h10
Período integral              7h20 às 18h10

*tolerância                              7h às 18h30

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

A Educação Infantil é a primeira experiência da criança fora do ambiente familiar e o primeiro contato com o ambiente escolar, por isso, aqui no Davina Gasparini, prezamos por um cuidadoso e acolhedor processo de adaptação. Em um ambiente que favorece as interações e a construção de vínculos, o convívio social contribui para a construção da identidade e para que a criança se reconheça como parte de um grupo, interagindo com o novo.
Trabalhamos para que a criança sinta-se confiante e segura no ambiente escolar e em seus relacionamentos, incorporando valores, conhecendo seus limites e aprendendo a respeitar sentimentos, ideias, atitudes e direitos alheios.

LETRAMENTO TECNOLÓGICO E CULTURA MAKER

Os alunos terão acesso a um ambiente de cultura maker, “faça você mesmo”, que parte do pressuposto que todos somos capazes de criar, construir e realizar projetos. 
Aliados às novas tecnologias, os projetos maker possibilitam ir além no processo de aprendizagem e permitem aos alunos explorar, coletar e construir através de desafios práticos.
O objetivo aqui é trabalhar o letramento tecnológico, a resolução criativa de problemas e desenvolvimento de projetos.
A cultura maker está diretamente relacionada com as competências gerais da BNCC, estimulando, entre outros:

O Colégio Davina Gasparini é parte do mundo Google for Education, um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos! Todos os alunos possuem um e-mail institucional, através do qual têm acesso à plataforma GOOGLE. Através do Google Classroom - sala de aula virtual do Google - os alunos têm acesso aos conteúdos das aulas, vídeo aulas e atividades.

RECURSOS DIGITAIS

Recursos digitais e práticas inovadoras tornam-se grandes aliados quando inseridos de forma contextualizada, por isso todas as nossas salas de aula da Educação Infantil são equipadas com sistema multimídia, além de chromebooks disponibilizados para realização de projetos.

SISTEMA DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO 

O material didático da Educação Infantil e 1º Ano - apostilado Objetivo e apostilado próprio do Davina Gasparini - oferece condições inovadoras que visam o desenvolvimento de habilidades e competências, auxiliando os alunos em suas observações e descobertas – na resolução de problemas, na progressão das capacidades de comunicação (oral e escrita) – considerando, também, as trocas entre as crianças e entre elas e os adultos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que define as aprendizagens fundamentais que os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo da escolaridade – aponta como objetivo da Educação Infantil “ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens”. Para alcançar tal objetivo, os profissionais que atendem diretamente os alunos na escola têm concepções muito importantes sobre criança e educação. A criança deve ser considerada como um ser competente nas suas ações do cotidiano; quanto ao processo de ensino, é preciso se atentar para o fato de que o conhecimento é construído quando o objeto de estudo é questionado, investigado ou descoberto, desencadeando entre os alunos ideias inovadoras, ou ainda, processos criativos inéditos, de forma que possam, gradativamente, desenvolver as competências gerais, definidas pela BNCC, tanto cognitivas quanto socioemocionais.

PRÁTICA EDUCATIVA

Tendo em vista as competências gerais da Educação Básica propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil e 1º Ano, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de aprendizagens. Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel avo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. São eles: CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, PARTICIPAR, COMUNICAR e CONHECER-SE.

AULAS DE REFORÇO ESCOLAR

As aulas e reforço escolar tem o intuito de reforçar o conteúdo escolar diante do período em que se fez necessário ministrar as aulas exclusivamente de modo online. Ao longo de todo o ano levo serão disponibilizadas aulas de reforço das principais matérias da grade curricular. O reforço escolar será uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor o conteúdo ministrado on-line e assim ajudá-lo a sanar quaisquer dúvidas.

LÍNGUA INGLESA

Os alunos vivenciam desde o Maternal o primeiro contato com a Língua Inglesa. O principal foco é trazer o inglês para o cotidiano dos alunos de forma natural e estimulante e desenvolver competências e habilidades de compreensão oral, de escrita e de leitura.
As aulas de inglês são divididas entre aulas de imersão e utilização do material didático. Além do ambiente de imersão, trabalhamos do Maternal II ao 1º Ano Fundamental com as coleções da editora Macmillan Education. Através de uma abordagem multi-sensorial, dinâmica, envolvente e divertida, as coleções ajudam a criar o ambiente perfeito para o aprendizado natural e fluência da língua.

LÍNGUA ESPANHOLA

A partir do 1º Ano Fundamental, os alunos passam a ter a língua espanhola como componente curricular, através do coleção SuperAcción da Editora Edelvives.
SuperAcción tem sua proposta norteada pela palavra AÇÃO, sempre colocando o aluno como protagonista em todo o processo de aprendizado que é complementado de atividades práticas e manuais.
    A coleção busca levar o aluno a desenvolver autonomia, criatividade e trabalho colaborativo por meio de atividades, jogos, seções e miniprojetos propostos ao longo do ano letivo para complementar o conteúdo e apoiar o processo de aprendizado.

PROJETOS PEDAGÓGICOS DIFERENCIADOS

Os projetos pedagógicos propostos pelo colégio têm como objetivo enriquecer os conteúdos desenvolvidos em sala, trabalhar valores, desenvolver habilidades, competências, talentos e vocações, privilegiando a participação ativa dos alunos.

  • ALUNO + SAUDÁVEL

  • IDEIAS QUE PIPOCAM - Iniciação científica

  • MEU SENTIMENTO TEM NOME - Inteligência emocional

  • PENSANDO FORA DA CAIXA - Diversidade

  • EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

  • CONTANDO E ENCANTANDO

  • PSICOMOTRICIDADE

  • EMPREENDEDORISMO E PROJETO DE VIDA - Leo Fraiman - Editora FTD - 1º Ano Fundamental

FAMÍLIA E ESCOLA, JUNTOS ESCREVEMOS UM FUTURO MELHOR

  • RODAS DE CONVERSA COM OS PAIS

  • DIA DA FAMÍLIA, DIA DAS MÃES E DIA DOS PAIS

  • ENCONTRO COM OS AVÓS

  • PASSEIOS CULTURAIS

  • SEMANA DA CRIANÇA

PERÍODO INTEGRAL

O período integral é organizado de forma que a jornada estendida torne-se acolhedora, divertida e motivadora, proporcionando momentos de convivência e aprendizado. Neste período, a criança continua a se desenvolver de forma integral em seu aspecto físico, motor, psicológico, social e intelectual através de diversas atividades pedagógicas.

MATERNAL I E II

Um dos projetos trabalhados será a continuidade do projeto Aluno + saudável. O projeto será desenvolvido pela professora do período integral, que acompanhará os alunos também no momento das refeições, trabalhando o dia a dia da alimentação. O projeto conta com a supervisão de uma nutricionista, que realizará o acompanhamento dos alunos, além de orientação e palestra destinada aos responsáveis.

Os alunos do Maternal II do período integral tem direito a se inscrever em até 2 atividades extracurriculares sem custo extra, mediante a disponibilidade de vaga.

JARDIM I E 1º ANO

AULA DE INGLÊS TODOS OS DIAS!

A fim de ampliar o contato das crianças à língua inglesa, o período integral oferece aula de inglês todos os dias, com o foco em imersão da língua, ou seja, o ensino através de oficinas, leitura, contação de histórias, culinária e demais atividades culturais e recreavas. Afinal, o aprendizado é potencializado quando tudo é mais diverdo!

No segundo período, os alunos são auxiliados quanto à orientação na realização do dever de casa, desenvolvimento de projetos e atividades pedagógicas que visam a continuidade do desenvolvimento intelectual e interpessoal dos alunos.

A partir do Jardim I, o aluno do período integral tem direito a se inscrever em 1 atividade extracurricular sem custo extra, mediante disponibilidade de vaga.

Horário de aula

Educação Infantil 

Período matutino                                                  8h às 12h

Reforço Jardim I - terça e quinta                         7h30 às 8h

Reforço Jardim II - segunda, quarta e sexta      7h30 às 8h

 


Período vespertino                                               13h às 17h

Reforço Jardim I - terça e quinta                         17h às 17h30

Reforço Jardim II - segunda, quarta e sexta      17h às 17h30


Período integral              8h às 17h40

*tolerância                         7h às 19h

1º Ano Fundamental

Período matutino                                           7h40 às 12h10

Reforço - segunda a sexta                            7h às 7h40

 


Período vespertino                                        13h10 às 17h40

Reforço - segunda a sexta                             17h40 às 18h20


Período integral              8h às 17h40

*tolerância                         7h às 19h

Todos os direitos reservados © COLÉGIO DAVINA GASPARINI