Horário de aula

Educação Infantil 

Período matutino           8h às 12h
Período vespertino      13h às 17h
Período integral              8h às 17h

*tolerância                         7h às 18h30

1º Ano Fundamental

Período matutino           7h20 às 12h15
Período vespertino      13h15 às 18h10
Período integral              7h20 às 18h10

*tolerância                              7h às 18h30

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

A Educação Infantil é a primeira experiência da criança fora do ambiente familiar e o primeiro contato com o ambiente escolar, por isso, aqui no Davina Gasparini, prezamos por um cuidadoso e acolhedor processo de adaptação.

 

Confiança e carinho em um ambiente seguro, que estimula o desenvolvimento e aprendizagem!

 

Em um ambiente que favorece as interações e a construção de vínculos, o convívio social contribui para a construção da identidade e para que a criança se reconheça como parte de um grupo, interagindo com o novo.

 

Trabalhamos para que a criança sinta-se confiante e segura no ambiente escolar e em seus relacionamentos, incorporando valores, conhecendo seus limites e aprendendo a respeitar sentimentos, ideias, atitudes e direitos alheios.

 

Nessa fase de descobertas, a criança irá desenvolver a autonomia, a construção de vínculos, a cognição e habilidades motoras por meio de experiências lúdicas, que respeitam as individualidades e maneiras de aprendizado.

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Parceria Colégio & família: uma melhor adaptação escolar.

 

O processo de adaptação é um momento muito especial de criação de vínculos e referências.

 

Pode ser a primeira vez da vida da criança em uma escola, em uma nova instituição de ensino e até mesmo na transição de uma série para outra. Tudo é novo e está para ser descoberto e experimentado por elas. E as descobertas têm tudo para encantá-los, pois, por menores que sejam, mudam suas perspectivas.

 

No Davina, acreditamos em um processo de adaptação com muito respeito, amor, confiança, compreensão e aprendizado. É o período em que serão criadas as relações afetivas com o Colégio, no qual a criança e a família devem sentir-se pertencentes à ele.

 

O tempo para a adaptação é muito individual, de acordo com a necessidade de cada criança e família. Algumas se adaptam em uma semana, outras levam mais tempo, e ainda há aquelas que se adaptam logo nos primeiros dias e que, na semana seguinte, apresentam maior dificuldade.

 

Por isso respeitamos o tempo da criança e da família, sempre com muito carinho e diálogo.

INFANTIL.png

SISTEMA DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO 

Logo%20Objetivo_edited.png

O período da Educação Infantil e 1º Ano é muito importante na formação do indivíduo. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, devemos proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.

 

O material didático do Sistema de Ensino Objetivo é utilizado a partir do Maternal I - Fase II, e oferece condições que visam o desenvolvimento de habilidades e competências, auxiliando os alunos em suas observações e descobertas, na resolução de problemas e na progressão das capacidades de comunicação (oral e escrita).

 

Quanto ao processo de ensino, o conhecimento é construído quando o objeto de estudo é questionado, investigado ou descoberto, desencadeando entre os alunos processos criativos inéditos, de forma que possam, gradativamente, desenvolver competências cognitivas e socioemocionais.

 

Utilizamos também, a partir do Maternal I, um apostilado próprio do Davina Gasparini, elaborado ao longo dos 25 anos de experiência com o segmento da Educação Infantil. O material visa ampliar o aprendizado da psicomotricidade, dos numerais e sua relação com a quantidade, da escrita e das famílias silábicas, do reconhecimento das letras e palavras e do treino da letra cursiva.

LETRAMENTO TECNOLÓGICO E CULTURA MAKER

A partir do 1º Ano Fundamental os alunos terão acesso a um ambiente que parte do pressuposto que todos somos capazes de criar, construir e realizar projetos. Dentro da disciplina de Letramento Digital, eles trabalham com a parte de informática e também com projetos "makers", que aliam tecnologia, robótica e sustentabilidade, e permitem aos alunos explorar, coletar e construir através de desafios práticos.

 

Para os alunos da Educação Infantil, o uso da tecnologia e projetos "makers" são inseridos dentro do contexto de outros projetos e disciplinas, desenvolvendo habilidades e competências que estimulam neles um olhar curioso e inovador.

LETRAMENTO TECNOLOGICO.png
Dise%C3%B1o-sin-t%C3%ADtulo-2020-03-19T2

O Colégio Davina Gasparini é parceiro do Google for Education. A plataforma desenvolvida pela Google visa facilitar o dia a dia de professores e alunos e melhorar a experiência em sala de aula a partir de ferramentas educacionais desenvolvidas para que aprendam e inovem juntos! Todos os alunos possuem um e-mail institucional, através do qual têm acesso às ferramentas GOOGLE.

RECURSOS DIGITAIS

Recursos digitais e práticas inovadoras tornam-se grandes aliados quando inseridos de forma contextualizada, por isso todas as nossas salas de aula da Educação Infantil são equipadas com sistema multimídia, além de chromebooks disponibilizados para realização de projetos.

infantil 01.png

LÍNGUA INGLESA

Os alunos vivenciam desde o Maternal o primeiro contato com a Língua Inglesa. O principal foco é trazer o inglês para o cotidiano dos alunos de forma natural e estimulante, e desenvolver competências e habilidades de compreensão oral, de escrita e de leitura.

 

Do Maternal II ao 1º Ano trabalhamos com o material da Macmillan Education. Com os alunos do Maternal I são trabalhadas diversas atividades lúdicas que proporcionam a experiência do primeiro contato com a língua.

 

Os alunos da Educação Infantil contam com duas aulas semanais de inglês em sua grade curricular.

 

A partir do 1ºAno Fundamental contam com três aulas semanais de inglês em sua grade curricular.

LÍNGUA ESPANHOLA

Os alunos passam a ter a língua espanhola como componente curricular desde o 1º Ano Fundamental. Colocando sempre o aluno como protagonista em todo o processo de aprendizado, a proposta pedagógica visa associar o estudo da Língua Espanhola ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, necessárias para a formação, interação e inserção do aluno no mundo atual.

 

Os alunos contam com uma aula semanal de espanhol em sua grade curricular.

Macmillan.jpg

PROJETOS PEDAGÓGICOS ALIADOS À APRENDIZAGEM

Os projetos pedagógicos propostos pelo colégio têm como objetivo enriquecer os conteúdos desenvolvidos em sala, trabalhar valores, desenvolver habilidades, competências, talentos e vocações, privilegiando a participação ativa dos alunos.

  • ALUNO + SAUDÁVEL

  • IDEIAS QUE PIPOCAM - Iniciação científica

  • MEU SENTIMENTO TEM NOME - Inteligência emocional

  • PENSANDO FORA DA CAIXA - Diversidade

  • EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

  • CONTANDO E ENCANTANDO

  • PSICOMOTRICIDADE

  • EMPREENDEDORISMO E PROJETO DE VIDA - Leo Fraiman - Editora FTD - 1º Ano Fundamental

  • SEMANA DA CRIANÇA

  • PASSEIOS CULTURAIS

Escola para pais.png

HORÁRIO DE AULA

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Período matutino............... 8h às 12h

Período vespertino............ 13h às 17h

Período Integral................. 7h às 18h40

1º ANO FUNDAMENTAL

Período matutino............... 7h às 12h20

Período vespertino............ 13h20 às 18h40

Período Integral................. 7h às 18h40

infantil 02.png

PERÍODO INTEGRAL

Passar o dia na escola envolve a elaboração de uma rotina planejada, que preencha com qualidade o tempo das crianças e ao mesmo tempo proporcione a elas um ambiente acolhedor, divertido e motivador, com momentos de convivência e aprendizado.

A estrutura da escola permite que todas as atividades sejam desenvolvidas em espaços adequados, propiciando aos alunos uma experiência única.

A certeza de que as crianças estarão em um ambiente no qual estão familiarizadas e seguras, também proporciona aos responsáveis maior tranquilidade diante de um exigente mercado de trabalho.

MATERNAL I E II

O período integral para os alunos do Maternal I e II é pensado de forma que a criança seja acolhida em um ambiente no qual encontra-se familiarizada, proporcionando a elas uma série de atividades interessantes.

Na programação deste período é respeitado o horário de soninho da criança, que muitas vezes nesta faixa etária ainda é necessário.

 

Oferecemos uma refeição balanceada e cardápio elaborado por uma nutricionista.

Os alunos do Maternal II do período integral tem direito a matricular-se em duas atividades extracurriculares, sem custo extra.

JARDIM I E 1º ANO

Os alunos do Jardim I ao 1º Ano do período integral frequentam as aulas no período regular contratado e contam com uma programação no contraturno escolar.

Oferecemos uma refeição balanceada e cardápio elaborado por uma nutricionista.

 

As atividades no contraturno proporcionam a eles dois momentos:

 

Momento Bilíngue - 2 aulas de inglês todos os dias!

 

O período integral oferece duas aulas de inglês todos os dias, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a comunicação oral em inglês. O contato com a língua acontece de maneira natural, com foco na vivência, conversação e oralidade, através de atividades lúdicas que envolvem leitura, jogos, músicas, brincadeiras, contação de histórias, entre outras atividades que ampliam o universo cultural das crianças. Afinal, o aprendizado é potencializado quando é mais divertido!

Momento Projetos e Lição de casa

 

Em um segundo momento do período integral, as crianças possuem uma rotina que proporciona orientação pedagógica para a realização das tarefas de casa e estudo, desenvolvimento de projetos e atividades recreativas e dinâmicas.

 

 

O aluno do período integral tem direito a matricular-se em uma atividade extracurricular, sem custo extra.

Para receber maiores informações sobre nossa Educação Infantil e 1º Ano Fundamental ou conhecer nosso espaço e proposta pedagógica, preencha abaixo o Formulário de Intenção de Vaga: