ENSINO FUNDAMENTAL I

O Ensino Fundamental marca o início de uma nova fase na vida das crianças e famílias. É o início da formalização do processo de ensino aprendizagem e tem como objetivo básico desenvolver as habilidades sociais, cognitivas e afetivas necessárias para a formação de um cidadão crítico e consciente, por meio de ações que o façam pensar e interagir com o mundo em que vive.
É nesta fase que noções conceituais surgem e os conteúdos acadêmicos começam a ser introduzidos. É o momento ideal para desenvolver a leitura, escrita, cálculo, interação com o meio e a criatividade. 
O currículo é enriquecido com projetos pedagógicos que visam despertar a criatividade, percepção e autonomia dos alunos, através de um ambiente favorável à aprendizagem, com conteúdos significativos e interdisciplinares.

LETRAMENTO TECNOLÓGICO E CULTURA MAKER

Nas aulas de letramento tecnológico, além do ambiente de informática, os alunos terão acesso a um ambiente de cultura maker, que surgiu a partir do movimento “faça você mesmo”, tendo como base a premissa de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos.
Atividades e projetos maker possibilitam ir além no processo de aprendizagem, com a criação, por exemplo, de autômatos ou dispositivos que funcionam através do uso de tecnologias e ferramentas de prototipagem.
A cultura maker está diretamente relacionada com as competências gerais da BNCC, estimulando, entre outros:

O Colégio Davina Gasparini é parte do mundo Google for Education!
Todos os alunos possuem um e-mail institucional, através do qual têm acesso à plataforma GOOGLE, um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos.
Através do Google Classroom - sala de aula virtual do Google - os alunos têm acesso aos conteúdos  das aulas híbridas e EAD, atividades, revisões e provas, mediado pelo professor responsável de cada disciplina.

RECURSOS DIGITAIS

Recursos digitais e práticas inovadoras tornam-se  grandes aliados quando inseridos de forma contextualizada, por isso todas as nossas salas de aula são equipadas com sistema multimídia e mesa digitalizadora, possibilitando aulas híbridas e dinâmicas, além de chromebooks disponíveis para aplicação de provas e desenvolvimento de atividades.

SISTEMA DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO 

O currículo da Educação Infantil ao Ensino Médio é fundamentado no material didático do Sistema de Ensino Objetivo. 
O apostilado oferece uma programação com a finalidade de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos estudantes, além da socialização e do pensamento crítico e criativo. 
Além do apostIlado, os alunos contam com todo o material didático Objetivo disponível em plataforma online, além de vídeo aulas explicativas de todos os conteúdos abordados.

PLATAFORMA OBJETIVO

Nossa parceira com o sistema de ensino OBJETIVO, permite que os alunos tenham acesso a plataforma on-line OBJETIVO, onde os estudantes contam com todo o apostilado disponível em formato digital, além de vídeo aulas explicativas de todos os conteúdos abordados, exercícios e simulados.

AULAS DE REFORÇO ESCOLAR

As aulas e reforço escolar tem o intuito de reforçar o conteúdo escolar diante do período em que se fez necessário ministrar as aulas exclusivamente de modo on-line.
Ao longo de todo o ano letivo serão disponibilizadas aulas de reforço das principais matérias da grade curricular. O reforço escolar será uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor o conteúdo ministrado on-line e assim ajudá-lo a sanar quaisquer dúvidas.
Para as turmas do 2º ao 5º Ano, o reforço será oferecido todos os dias da semana.

LÍNGUA INGLESA

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos utilizam o material da editora Macmillan Education. A coleção aborda a Língua Inglesa de forma envolvente, através de histórias, atividades e jogos que funcionam como fio condutor para o ensino.
A característica dinâmica e envolvente do material estimula o desenvolvimento de competências e habilidades de compreensão oral, fala, escrita e leitura.

LÍNGUA ESPANHOLA

O contato com a Língua Espanhola tem início no primeiro ano do Ensino Fundamental. 
Colocando sempre o aluno como protagonista em todo o processo de aprendizado, de forma a desenvolver autonomia, criatividade e trabalho colaborativo por meio de atividades, jogos e mini projetos propostos ao longo do ano letivo para complementar o conteúdo e apoiar o processo de aprendizado.

PROJETOS PEDAGÓGICOS DIFERENCIADOS

Os projetos pedagógicos propostos pelo colégio têm como objetivo enriquecer os conteúdos desenvolvidos em sala, trabalhar valores, desenvolver habilidades, competências, talentos e vocações, privilegiando a participação ativa dos alunos.

  • ALUNO + SAUDÁVEL

  • HORA DO CONTO E OFICINA DE ESCRITORES

  • TRÂNSITO MAIS GENTIL

  • ESTUDO DO MEIO

  • CANGURU DE MATEMÁTICA - A partir do 3º Ano

  • ADOLESCER RESPONSÁVEL - 5º Ano

  • EMPREENDEDORISMO E PROJETO DE VIDA - Leo Fraiman - Psicoterapeuta e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano - Editora FTD 

FAMÍLIA E ESCOLA, JUNTOS ESCREVEMOS UM FUTURO MELHOR

  • RODAS DE CONVERSA COM OS PAIS

  • DIA DA FAMÍLIA, DIA DAS MÃES E DIA DOS PAIS

  • ENCONTRO COM OS AVÓS

  • NOITE ENCANTADA

  • FADA - Festival Artístico do Davina

PERÍODO INTEGRAL

AULA DE INGLÊS TODOS OS DIAS!

A fim de ampliar o contato das crianças à língua inglesa, o período integral oferece aula de inglês todos os dias, com o foco em imersão da língua, ou seja, o ensino através de oficinas, leitura, contação de histórias, culinária e demais atividades culturais e recreativas.
Afinal, o aprendizado é potencializado quando tudo é mais divertido!

 

No segundo período, os alunos são auxiliados quanto à orientação na realização do dever de casa, desenvolvimento de projetos e atividades pedagógicas que visam a continuidade do desenvolvimento intelectual e interpessoal dos alunos.

Um dos projetos trabalhados será o projeto Aluno + saudável. O projeto tem o objetivo de trabalhar a alimentação saudável, acompanhar os alunos no momento das refeições, trabalhando o dia a dia da alimentação.
O projeto conta com a supervisão de uma nutricionista, que realizará avaliação antropométrica e acompanhamento dos alunos, além de orientação e palestra destinada aos responsáveis.
 

 Os alunos do integral têm direito a se inscrever em 1 atividade extracurricular sem custo extra, mediante disponibilidade de vaga.

Horário de aula

1º Ano Fundamental

Período matutino                                 7h40 às 12h10

Reforço - segunda a sexta                   7h às 7h40

 


Período vespertino                               13h10 às 17h40

Reforço - segunda a sexta                   17h40 às 18h20


Período integral              7h40h às 17h40

*tolerância                         7h às 19h

Todos os direitos reservados © COLÉGIO DAVINA GASPARINI